Pesquisar
Close this search box.

Como Oferecer Grama de Trigo para gatos

Como Oferecer Grama de Trigo para gatos

Se você adora gatos, provavelmente já se perguntou como plantar e oferecer grama de trigo para eles. Para os gatos, essa vegetação natural é uma fonte de diversão. 

Essa grama, geralmente é feita a partir de sementes de centeio, cevada, aveia, trigo ou milho. Entretanto, é diferente da erva-de-gatos, que pertence à família da hortelã.

 Cultivar grama em casa pode trazer vários benefícios para seu gato. Então se seu gato vive ao ar livre, isso faz parte de sua rotina diária. Contudo, se seu gato é um animal de estimação que fica dentro de casa, cultivar grama em casa pode ser uma excelente opção para oferecer grama de Trigo para gatos e se um excelente entretenimento para ele. 

A grama para gatos oferece uma série de vantagens para os felinos, proporcionando também uma variedade de minerais essenciais. Então para saber mais sobre esses benefícios e como cultivar, continue lendo este artigo!

Por que os Gatos Comem Grama?

Os gatos têm o comportamento natural de procurar grama, seja por diversão ou para aliviar desconfortos. Afinal, é um hábito instintivo herdado de seus ancestrais. Apesar de sua dieta carnívora, seus antepassados também consumiam plantas para melhorar a saúde intestinal e eliminar parasitas.

Dispor de grama para gatos em casa ajuda a evitar que eles ingiram plantas tóxicas, comuns em ambientes onde os gatos adoram explorar. Sendo assim, a grama para gatos pode ser cultivada em diversos espaços, tanto internos quanto externos, independentemente do tamanho.

Grama de Trigo para Gatos: Guia Passo a Passo

  • Comece hidratando as sementes de trigo, deixando-as de molho na água durante a noite;
  • Escolha o local ideal para plantar, tais como, vaso, floreira, jardim, ou onde sua criatividade permitir;
  • Prepare uma base com terra e adubo orgânico;
  • Plante as sementes, deixando espaço entre elas para crescerem, e cubra com terra;
  • Regue o solo, em dias alternados para não encharcar a superfície;
  • Tenha paciência, pois o trigo leva algum tempo para germinar.

De Milho para Gatos: Guia Passo a Passo 

  • Comece escolhendo grãos de milho de pipoca convencional, não os usados em micro-ondas;
  • Determine o local ou recipiente para o plantio da grama de milho;
  • Prepare uma base utilizando terra e adubo orgânico;
  • Plante as sementes, garantindo espaço adequado entre elas para permitir o crescimento, e cubra com terra;
  • Faça a rega do solo em dias alternados, evitando o excesso de água na superfície.

De Alpiste para Gatos: Guia Passo a Passo 

  • Adquira alpiste embalado com serragem em bandejas indicadas como “erva de gato” ou para pássaros;
  • Deixe as sementes de alpiste de molho em água por 24 horas para germinação acelerada;
  • Plante as sementes em substrato, enterrando-as a cerca de 2 cm de profundidade;
  • Mantenha o vaso ou bandeja em local bem iluminado para o crescimento das plantas;
  • Prefira uma bandeja de plástico para criar um jardim interno para o seu gato.

Benefícios da Grama para Gatos

  • Ajuda o Aparelho Digestivo: A grama para gatos serve como uma fonte segura de fibras na alimentação. Além de servir como laxante, auxiliando o sistema digestivo, também induz o vômito, facilitando a eliminação de materiais indigestos. Gatos costumam buscar essa planta quando estão com desconforto abdominal.
  • Rica em Fibras: A grama para gatos é rica em minerais, vitaminas A e D, clorofila e ácido fólico. Portanto, oferece diversos benefícios para os gatos. A clorofila, usada historicamente para tratar várias condições, contém fibras vegetais essenciais para a saúde gastrointestinal e ajuda na desintoxicação do fígado. Além de auxiliar na produção de hemoglobina, a grama também contribui para a circulação sanguínea dos gatos. Aliás, outra vantagem é a capacidade da clorofila de refrescar o hálito.
  • Diversão para os Gatos: A grama proporciona aos gatos uma oportunidade para expressar comportamentos naturais. Portanto, além de comer, os gatos gostam de deitar, esfregar-se e dormir na grama, mesmo sem ingeri-la, o que é benéfico para eles. Aliás, para gatos que ficam dentro de casa, a grama serve como uma ótima distração. Os gatos também brincam com a grama, tornando-a uma companhia agradável.

Em resumo, a grama pode estar sempre disponível para os gatos. Entretanto, não deve substituir a ração diária do felino. Eles geralmente se alimentam moderadamente da grama. Aliás se o comportamento do gato for incomum em relação à grama, é de suma importância removê-la e consultar um veterinário para uma possível revisão da dieta. Certifique-se sempre de proporcionar uma variedade saudável e equilibrada para garantir o bem-estar do seu felino.

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.