Pesquisar
Close this search box.

Como proteger o seu cachorro dos carrapatos

Como proteger o seu cachorro dos carrapatos

Como proteger o seu cachorro dos carrapatos, que podem ser uma grande ameaça para saúde dos pets e uma dor de cabeça para os seus tutores. Mas a boa notícia é que você pode evitar facilmente que seu cachorro contraia esse parasita.

1. Proteja-se durante os passeios

O ideal é que você evite passear com seu cachorro em locais que já tenham carrapatos. Caso não seja possível evitar esse tipo de ambiente, lembre-se de se proteger adequadamente, para não pegar carrapatos e consequentemente colocar seu cachorro em risco também.

Você deve cobrir a pele para evitar picadas, usando calças e meias para que seus tornozelos fiquem bem cobertos. Sempre se certifique que não há carrapatos no seu corpo após os passeios.

Escolha com rigor o pet shop ou hotel que você irá levar ou pretende hospedar o seu cachorro. Dê preferência para estabelecimentos que se preocupam e adotam programas preventivos de infestação por carrapatos e outros parasitas.

Se seu cachorro faz uso de transporte terceirizado para pet shops, procure se informar se a empresa responsável pelo serviço realiza tratamentos preventivos no veículo com frequência, pois este também pode ser uma fonte de infestação de carrapatos para seu cão.

2. Cheque regularmente seu animal

Ao retornar de um passeio com seu cachorro, examine-o cuidadosamente, pois os carrapatos podem ter se agarrado a ele no caminho.

Seja minucioso: olhe todas as pernas, começando pelas patas, e depois confira toda a extensão do corpo, não esquecendo de verificar também a virilha. Dedique um tempo maior à cabeça, orelhas, parte interna das orelhas, pernas, e a região entre os dedos, pois é muito comum que no primeiro momento eles estejam alojados nessas regiões. 

Caso encontre algum parasita, certifique-se de investigar cuidadosamente sem tocá-lo diretamente. Se você não tem conhecimento de como remover sem ferir a pele do seu cachorro ou sente-se inseguro, procure auxílio de um médico veterinário o mais breve possível.

3. Escolha um método de prevenção adequado

Existem várias opções disponíveis de tratamento e prevenção contra carrapatos nos pet shops e faunas, como, por exemplo: spot-ons, comprimidos, sprays e coleiras.

Alguns tratamentos já matam os carrapatos e outros podem ser usados apenas para prevenção. Os produtos agem de diferentes formas, então você deve procurar orientação com seu médico veterinário para ver o que é mais indicado para o seu cachorro.

Infelizmente os carrapatos fazem parte da rotina dos cachorro, porém, são fáceis de evitar. Mantendo uma boa higiene e dando atenção ao seu pet a chance de contaminação e pequena. Esperamos ter te ajudado e recomendamos sempre uma visita ao veterinário de sua confiança. 

Você Pode Gostar

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.